(98) 99145-7534 Vivo
(98) 98546-7113 Claro
O bem precioso do nosso Planeta está se euxarindo!
Lima Negócios
Barreirinhas - Maranhão - Brasil
Planeta lindo!
Maravilhoso!
Protejer é dever de todos Destruir é crime DENUNCIE 0800-71-1400 o
(98) 99145-7534
(98) 98546-7113
Converse pelo Whatsapp
Maranhão
Barreirinhas - Maranhão
Principal Polo Turístico do Maranhão e um dos principais destinos do eco truísmo no Brasil Barreirinhas é uma cidade que se encontra em franco desenvolvimento econômico/social impulsionada, principalmente, pelo turismo. Barreirinhas é uma cidade bucólica e agradável com jeitinho típico interiorano que vai mesclando suas histórias e tradições com a realidade do mundo virtual, a modernidade e os avanços tecnológicos. A população atual do Município (extraoficial) ultrapassa 70 mil habitantes sendo que a maioria, cerca de 60%, se encontra nos povoados.
Breve história de Barreirinhas
O Município de Barreirinha está situado na região norte do Estado do Maranhão, a 260 km da capital do Estado, São Luís, conhecida como região Lençóis Maranhenses. Como principal atrativo turístico merece destaque o impressionante Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, considerado um dos lugares mais belos de todo o País, também conhecido internacionalmente como o "Saara Brasileiro" devido as suas espetaculares dunas de areia fina e branca, algumas alcançando 40 metros de altura, rodeadas de lagoas, piscinas naturais e praias encantadoras. O Nome do Município, Barreirinhas, tem origem nos barrancos de barro encontrado nas margens do Rio Preguiças, de onde os habitantes nativos retiravam o barro apropriado para as atividades de olaria (confecção de telhas, tijolos, potes e outros utensílios do dia a dia. Esta atividade atualmente, nas margens do rio, é proibida pelo Instituto Chico Mendes (ICMBio), mas a poucos metros das margens ainda existem algumas olarias em plena atividade.
O Município litorâneo, situado às margens do Rio Preguiça e a menos de 20km do mar (em linha reta). Barreirinhas é a Sede, atualmente vive em função do turismo e destaca-se também como importante centro artesanal do Estado do Maranhão, usando, principalmente, como matéria prima, o Buriti, palmeira nobre da região de onde é extraída a fibra para confecção do artesanato. Possui infraestruturar com rede de energia, telefonia, rede de água e esgoto, escolas públicas, hospital geral e rede postos de saúde, agências bancárias, órgãos federais e estaduais como justiça do trabalho, previdência, polícia militar, bombeiro e Marinha, restaurantes, hotéis e pousadas. Barreirinhas é o principal portal de acesso ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Seu nome tem origem nas barreiras e paredes de argila situadas às margens do Rio Preguiças de onde, até os dias de hoje é retirado o barro para produção de telhas e tijolos. A cidade ainda é cercada de lendas e mistérios cultivada pelos antigos moradores. A padroeira é Nossa Senhora da Conceição a quem todos os anos são dedicados festejos que incluem procissão pelas ruas da cidade e cortejo de barcos no Rio Preguiças.
Presume-se que a ocupação da região de Barreirinhas tenha sido feita através do Rio Preguiças e seus afluentes, bem como por influência da estrada que vinha de Campo Maior-PI na direção de Icatu, atravessando terras excelentes para a agricultura e a pecuária. Qualquer que tenha sido o fator determinante de seu desenvolvimento no período colonial e no tempo do Império, o certo é que, na metade do século passado, aqui existiam florescentes fazendas de gado e engenhos que produziam açúcar e aguardente de cana. Sua criação, pela Lei Provincial Nº 481, de 18 de junho de1858, determinou que seu território fosse constituído de áreas desmembradas e São Bernardo, Brejo, Miritiba (hoje Humberto de Campos) e Tutóia. Depois de longo período de esquecimento, Barreirinhas despontou nos dias atuais como um dos mais importantes pólos turísticos de toda a região Norte/Nordeste, graças à inigualável beleza do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, potencialidade a que associam o excelente clima que oferece e o fino artesanato de palha de buriti produzido por seus artesões.
O município de Barreirinha converteu-se em um dos pontos turísticos mais importantes de toda a Região Nordeste do Brasil, graças ao maravilhoso ao meio ambiente natural onde se encontra localizado e a diversidade do eco sistema. O sinuoso Rio Preguiças é a principal fonte de vida da região além de proporcionar inesquecível passeio em suas águas tranquilas e preguiçosas. As suas margens florescem impressionantes manguezais apontados por pesquisadores como uns dos mais altos das Américas.
Atualmente o Município conta com mais de 70 mil habitantes dos quais aproximadamente 60% residem na zona rural e subsistem da renda gerada com a pequena agricultura, aposentadorias e bolsa família. A Sede vem somando o desenvolvimento com os recursos do comércio local e investimentos dos governos estaduais, municipais e federal. O sistema público de saúde, como no resto do País, deixa muito a desejar. Menos ruim, a rede de escolas públicas atendem a maioria do público em idade escolar e podem ainda contar com as extensões universitárias que oferecem formação principalmente na área de turismo e de educação. A cidade conta com uma infraestrutura razoável, mas ainda está longe de um sistema de qualidade elogiável. O empresariado local e a população em geral aguardam com muita expectativa a execução de algumas promessas governamentais como a conclusão das obras do novo aeroporto (em andamento), a pavimentação da estrada que liga Barreirinhas a Paulino Nevese, Tutóya e Parnaíba no Piauí, a construção de conjuntos habitacionais populares o Projeto Minha Casa Minha Vida e bem assim as instalações da rede de alta transmissão de energia e do parque de energia eólica (em andamento) que certamente dará um grande impulso econômico à Região.
Nova estrada Barreirinhas-Paulino Neves
ATRAÇÕES TURÍSTICAS
Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses foi fundado no ano de 1981 e é o maior motivo de orgulho dos habitantes do município de Barreirinhas, visitado por uma grande quantidade de turistas durante todo o ano. É uma das formações de dunas mais importantes do País e é conhecido internacionalmente como o "Saara Brasileiro". Possui uma área de 150.000 hectares e está formado por extensas dunas algumas alcançando 40 metros de altura, lagoas que formam piscinas naturais e belas praias. O acesso as dunas e lagoas é feito em veículos 4 x 4 credenciados pelo Órgão fiscalizador a Fundação Chico Mendes. O tráfego de quadriciclos e motos é restrito a algumas áreas do Parque.
Povoado de Queimada dos Britos
Ssitua-se no interior do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. É um verdadeiro Oasis, repleta de arbustos e árvores de frutas tropicais. Está distante de Barreirinhas e para chegar lá é uma longa caminhada que exige a presença de um guia profissional. O povoado é habitado pela família dos "Britos", nativos que já se renderam as consequências do turismo e se equiparam com uma estrutura rústica para receber os visitantes que se dispõem a enfrentar a longa caminhada.
Povoado de Baixa Grande
Éé outra maravilha encravada dentro do Parque Nacional que assim como as Queimadas dos Britos destaca-se pelo grande número de árvores tropicais das quais muitas são frutíferas apreciadas e preservadas pelos nativos. Pássaros coloniais e algumas espécies de animais podem ser avistados na localidade. O acesso é feito por caminhada com a presença de guia profissional.
Povoado de Atins
Eestá situado em frente à foz do Rio Preguiças. É uma região bucólica, de praia, habitada principalmente por pescadores que passaram a conviver com a constante presença de estrangeiros que ultimamente compraram "propriedades" de nativos para construírem casas de veraneio e pousadas. Entre as dunas, a uma hora de caminhada existe algo quase improvável, o “Restaurante da Luzia”, trata-se de uma nativa que especializou-se no preparo de camarão grelhado que virou uma atração de conhecimento internacional. O acesso ao povoado de Atins pode ser feito de lancha voadeira pelo Rio Preguiças ou de veículo 4 x 4 saindo de Barreirinhas. A Praia de Caburé é uma península exprimida pelo Oceano Atlântico e o Rio Preguiças, com uma pequena vila formada por pousadas e cabanas de nativos. Parada obrigatória para os visitantes que podem deliciar-se com os pratos típicos e os banhos de mar e de rio. O nome Caburé foi dado pelos pescadores nômades que ali erguiam suas cabanas em uma época em que existiam muitos caburés do sol que formavam ninhos nas morrarias existentes.
Mandacaru
É uma pacata Vila de pescadores e seus habitantes são alegres e receptivos. Nesta Vila encontra-se o Farol das Preguiças que do seu mirante, ao final dos seus 160 degraus, oferece uma magnífica visão panorâmica das redondezas. O Farol Preguiças data de 1940, ano que oficialmente ocorreu a sua inauguração, a torre tem 35m de altura e alcance do farol é 19 milhas. O acesso a Vila de Mandacaru, partindo da sede do Município pode ser de lancha voadeira ou de veículo 4 x 4.
Santo Amaro
Ppequeno Município localizada ao extremo norte do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e está literalmente encravado nos Grandes Lençóis. A cidadezinha, sede do Município é cercada de dunas, lagoas, campos de pastagem de caprinos e vegetação típica de solos arenosos. A região é muito procurada por visitantes que gostam do ecoturismo. Fica a 94 km de Barreirinhas, sendo que 56 km são percorridos na BR 402 e 38 km em estrada cascalhada. De Santo Amaro a São Luís são 200 quilômetros após deixar a estrada de terra.
Rio Preguiças
O Rio Preguiças é um rio sinuoso e preguiçoso como o próprio nome, a principal via fluvial do município de Barreirinhas e um dos principais pontos turísticos da localidade, meio de vida e subsistência da maioria da população, sendo via de acesso para muitos povoados e comunidades ribeirinhas. Uma das principais fontes de alimento e recursos hídricos, praticamente circunda a cidade de Barreirinhas, sendo admirado pelos visitantes e amado pela população local. O nome “preguiças” tem sua origem, segundo o relato dos moradores mais antigos que é o fato da presença de muitos bichos preguiças que habitavam as matas das margens do rio há muitos anos atrás e por suas águas mansas e tranquilas correrem preguiçosamente ao sabor das correntes vazante e enchente. As suas margens florescem majestosos manguezais apontados por pesquisadores como dos mais altos das Américas. O Rio Preguiças está na APP (Área de Proteção Permanente), nasce no povoado Barra da Campineira, no município de Brejo - MA e percorre 132 km até a Sede do Município de Barreirinhas e deságua no Oceano Atlântico em frente ao povoado de Atins.
Rio Negro
É o único rio que corta o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e deságua no Oceano Atlântico.
Povoado de Cardosa é um dos pontos mais procurados pelos visitantes para fazer a descida de boia no Rio Formiga. Fica a uma hora da Sede do Município e o acesso é feito de veículo 4 x 4.
Morro da Ladeira
O Morro (ou Duna) da Ladeira é um dos principais cartões postais da cidade de Barreirinhas, se localiza contíguo ao cais do porto. É um ponto de encontro dos banhistas e dos casais que ali se espalham na areia para contemplar o por do sol.
FESTIVIDADES
Nos meses de junho a julho ocorrem as tradicionais festas juninas com quadrilhas e bumba meu boi culminando com a vaquejada. Tem ainda a festa do pescador no Povoado de Mandacaru, Festa da Farinha no Povoado de Tapuio e no mês de novembro a festa da Padroeira do Município, Nossa Senhora da Conceição.
Povoado de Mandacaru
Mandacaru é um povoado habitado por pescadores que se tornou uma atração turística em consequência do Farol Preguiças, mantido pela Marinha do Brasil, fazendo do povoado uma parada quase obrigatória para os visitantes que fazem o passeio de lancha pelo Rio Preguiças. Após subir seus 160 degraus (equivalente a um prédio de ) o visitante tem uma bela vista panorâmica do lugar, como a Praia do Caburé, foz do Rio Preguiças e as dunas dos Parque. Sua construção data de 1920, mas sua torre atual de 35 m é de 1940. Além do Rio Preguiças o pequeno Povoado pode ser visitado por via terrestre através de trilhas arenosas que os veículos com tração nas quatro rodas podem romper.
ALGUNS DADOS SOBRE INFRAESTRUTURA BÁSICA E SERVIÇOS DE BARREIRINHAS
População: 59.623 habitantes (dados oficiais do último senso em 2012).
Polpulção atual (estimada): 70.000 habitantes
Área: 3.024,019 km2
Bioma: Cerrado
Instalação do Município: 01º de Janeiro de 1939
Dados do IBGE
População atual estimada: 80.000 habitantes sendo que 60% se concentram nos povoados (zonas rurais) e 40% na sede do Município.
INFRAESTRUTURA BÁSICA E SERVIÇOS QUANTIDADE POPULAÇÃO ATINGIDA
NO MUNICÍPIO %
POVOADOS (ZONA RURAL) 217 60
BAIRROS NA SEDE DO MUNICÍPIO 18 40
SERVIÇO REDE DE ÁGUA E ESGOTO
NA SEDE DOMUNICIPIO 01 CAEMA 35
SERVIÇO REGULAR DE COLETA DE LIXO
NA SEDE DO MUNICIPIO Diária 80
SERVIÇO DE ENERGIA ELÉTRICA 01 SEMAR 90
OPERADORA DE TELEFONIA 04 70
CANAL DE TV 02 95
PAVIMENTAÇÃO DE RUAS E AVENIDAS
NA SEDE DO MUNICIPIO 25.000 50
ESPAÇO DE ESPORTE E LAZER 04 50
HOSPITAIS PÚBLICOS 01 80
POSTOS DE SAÚDE NA SEDE E POVOADOS 30 90
CLÍNICAS PARTICULARES 03 15
ESCOLAS PÚBLICAS ATÉ ENSINO FUNDAMENTAL 171 100
CRECHES PÚBLICAS NA SEDE DO
MUNICÍPIO (pré-infantil) 06 03
PARTICULARES NA SEDE DO MUNICIPIO 02 0,5
CRECHES PARTICULARES NA SEDE DO MUNICÍPIO 03 03
ESCOLA TÉCNICA FEDERAL PROFISSIONALIZANTE 01 02
EXTENSÕES DE FACULDADES PARA FORMAÇÃO
UNIVERSITÁRIA 02 0,2
SERVIÇO DE SAÚDE DE ATENDIMENTO
ESPECIAL DA MULHER 01 40
SERVIÇO SOCIAL ESPECIALIZADO
DE ATENDIMENTO À MULHER 01 60
SERVIÇO DE SAÚDE DE ATENDIMENTO
ESPECIAL DO IDOSO 01 02
SERVIÇO TRANSPORTE PÚBLICO
REGULAR NA SEDE DO MUNICÍPIO - -
EMPRESA DE TRANSPORTE INTERMUNICIPAL 01 80
ÔNIBUS DE TRANSPORTE
ESCOLA (frota própria) 10 10
VEÍCULOS NÁUTICOS E TERRESTRES
(terceirizados) DE TRANSPORTE ESCOLAR 175 90
AEROPORTO 01 -
DELEGACIA DE POLÍCIA 01 100*
EFETIVO POLICIAL
(não informado por questão de segurança)
UNIDADE DA MARINHA 01 100*
UNIDADE DO CORPO DE BOMBEIROS 01 100*
POSTO DE GASOLINA 05 70
DEPÓSITO DE VENDA DE GÁS 05 90
ARMÁCIA 08 100*
SUPERMERCARDO NA SEDE DO MUNICÍPIO 10 80
TAXIS NA SEDE DO MUNICÍPIO 22 30
MOTO TAXIS NA SEDE DO MUNICÍPIO 650 90
CARRO TAXI (Linha Barreirinhas
e outros municípios da Região) 34 40
CARTÓRIO DE OFÍCIO PÚBLICO 01 100*
BANCOS PÚBLICOS E PRIVADOS 04 100*
FÓRUM DO SISTEMA JUDICIÁRIO 01 100*
FÓRUM DA JUSTIÇA DO TRABALHO 01 100*
ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA 08 30
TERMINAL RODVIÁRIO (em obras) 01 100*
*Disponibilidade a população
População Atingida: o percentual corresponde ao público alvo na categoria como, por exemplo, jovem em idade escolar.
SUSTENTAÇÃO ECONÔMICA DO MUNICÍPIO PARTICIPAÇÃO NO PIB OBSERVAÇÕES
DO MUNICÍPIO%
Fundo de participação do Município 10
FUNDEB 09
Arrecadação municipal 05
Turismo 15
Programas sociais do Governo federal 12
Pesca 07
Produtos agrícolas produzidos no município 05
Artesanato regional 02
Construção civil 20
FONTE: Dados extraoficiais (informações colhidas pessoalmente)
Parque Eólico
Nova rede de energia de alta transmissão
Novo aeroporto
Construída a partir de um consórcio entre o Governo do Maranhão e a Ômega Energia, a extensão dos 36 km da MA – 315 já registra mudanças no cenário da região do Lençóis Maranhenses.
Ligando os dois municípios turísticos de Barreirinhas e Paulino Neves, a obra corresponde a avanços em várias áreas. Se de um lado, a obra faz a ligação terrestre que falta entre as cidades das Rota das Emoções, por outro, os 9 mil empregos diretos e indiretos beneficiam a população local, gerando renda e avanços para a região.
Em artigo intitulado “Caminhos de um Maranhão melhor”, o Governador Flávio Dino falou sobre os avanços que nova estrada representa para o Estado. “Estamos construindo a rodovia até Santo Amaro e a MA 315, ligação rodoviária entre Barreirinhas e Paulino Neves. Com essas duas obras iremos ampliar o potencial turístico do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, uma de nossas atrações de renome mundial. Teremos inédito dinamismo econômico e um grande crescimento do turismo na Rota das Emoções, que nos une ao litoral do Piauí e do Ceará”.
Fonte: http://www.sinfra.ma.gov.br/
Em 2016, a empresa executou a maior torre de investimentos para melhoria do fornecimento de energia do Estado. Foram ampliações e construções de subestações e linhas de transmissão, que possibilitaram o fortalecimento e expansão do sistema elétrico para o Maranhão.
No caso de Barreirinhas, com a construção da nova subestação e da Linha de Transmissão, que liga Urbano Santos a Barreirinhas, foram investidos 24 milhões de reais. Mais de 58 mil pessoas da região serão beneficiadas com mais qualidade de energia e, com mais possibilidade de crescimento de mercado, pois com a nova subestação a rede se tornou mais potente e muito mais preparada para receber novos investimentos da cidade. Além da cidade de Barreirinhas, serão beneficiadas também a população de Paulino Neves, Barreirinhas, Belágua e Urbano Santos.
Fonte: CEMAR
No segundo semestre de 2017, o Maranhão deve entrar definitivamente no mapa da energia eólica brasileira com o início das operações do seu primeiro complexo eólico, localizado em Barreirinhas e Paulino Neves, no litoral do estado. Em construção pela Omega Energia desde fevereiro, o Complexo Eólico Delta 3 tem capacidade instalada de 220 megawatts e deve gerar 1 milhão de megawatts/horas por ano, energia suficiente para abastecer uma cidade com 700 mil habitantes.
O Maranhão mostra seu potencial para geração eólica em um momento de expansão da produção nacional desse tipo de energia. Atualmente, 30% de toda a energia produzida no Nordeste é gerada pelo vento. Em alguns períodos do dia, as usinas eólicas conseguem abastecer até 50% do consumo da região. "O litoral do Maranhão, mais especificamente a área onde estamos instalando o Delta 3, é uma das melhores regiões para a geração de energia eólica. Os ventos constantes e baixa incidência de chuva são uma combinação ideal para viabilizar a implantação de um complexo eólico competitivo, que contribuirá para o desenvolvimento da região e para a melhoria da qualidade da energia", afirma Gustavo Mattos, diretor da Omega Energia.
Vantagens
O Brasil tem uma diversificada matriz energética (com fontes hidráulica, térmica, eólica e biomassa), mas se destaca por sua capacidade de produção de energia a partir de fontes renováveis e limpas.
A energia eólica é renovável, não poluente, e sua implantação não causa impactos relevantes, com ampla possibilidade de mitigação. Além disso, parques eólicos não geram qualquer tipo de resíduo. É uma atividade de baixíssimo impacto ambiental, uma energia totalmente limpa e que tem importante papel para a preservação do meio ambiente e para o crescimento sustentável do país.
O governador do Maranhão, Flávio Dino (PC do B), e o prefeito de Barreirinhas (MA), Léo Costa (PDT), assinaram nesta segunda-feira (22) a ordem de serviço para reinício das obras do aeroporto da cidade.
A medida faz parte de um programa de investimentos voltado para a qualificação e consolidação da "Rota das Emoções". O contrato de rateio para a reativação da Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável (ADRS), que retoma a rota, foi assinado no dia 26 de janeiro em conjunto com os governadores do Piauí, Wellington Dias (PT), e do Ceará, Camilo Santana (PT). O secretário de Turismo, Diego Galdinho, disse ao G1 que o reinício das obras será imediato.